Um pouco de terror no mundo dos mangás

Olá, galera, tudo bem com vocês?

Meu nome é Jéssica, e essa é minha primeira contribuição para o blog Cripta Nerd rs. Minhas postagens serão sempre voltadas para o lado mais “otaku” do nosso belo mundo nerd, trazendo algumas sugestões, opiniões e às vezes alguns rankings ou tops de animes e mangás.

E para minha estreia com vocês aproveitei o gancho do Halloween (mesmo quase uma semana após HAHAHAHA) para apresentar a vocês um mangaká que escreve obras sombrias, que mexem muito com nossos nervos e psicológico: Junji Ito

Recentemente a editora DarkSide trouxe ao Brasil um mangá que reúne histórias curtas e assombrosas, escritas e desenhadas pelo mestre Junji Ito. A obra é composta por 8 capítulos, e cada capítulo é uma história diferente, sendo elas:  Futon, Monstro de Madeira, Tomio – gola rolê vermelha, Suave Adeus, Dissecação-chan, Pássaro negro, Megami Nanasuke e A mulher que sussurrava

Capa nacional do mangá

Agora, vamos falar um pouco sobre cada um deles?

Futon

Bom, aparentemente esse título veio primeiro para preparar o leitor para toda bizarrice, estranheza e horror que o mangá traz em todas as suas histórias. Em uma visão geral, o primeiro conto mostra a história de um casal que é visitado por uma mulher estranha e, depois dessa visita, começam a ver monstros por toda parte

junji ito - futon

Monstro de Madeira

Essa história traz um clássico – e clichê – cenário para histórias de terror: uma casa velha, de madeira e que tem tudo para ser mal-assombrada, mas, como estamos falando de Junji Ito, essa história está longe de ser clichê.

Uma estudante de arquitetura fascinada por essa casa começa a estudá-la. Mas esse fascínio é mais uma obsessão que qualquer outra coisa (aliás, podemos dizer que esta moça tem uma certa “queda” pela casa), e ela está disposta a tudo para ficar nesta casa.
 junji ito - monstro de madeira

 Tomio – Gola rolê vermelha

Muitas pessoas concordam que esse é o melhor conto da coletânea. Nele conhecemos Tomio, um jovem que foi amaldiçoado por uma cartomante que gosta “de colecionar cabeças”. A regra é simples: se ele tirar a mão da cabeça, ele morre.

É desesperador acompanhar o jovem clamando por ajuda, mas ao mesmo tempo a história te envolve de uma maneira tão maravilhosa que você não consegue mais largar.

 junji ito - tomio

 Suave Adeus

Neste conto vamos conhecer uma garota que, desde que sua mãe falece, ela vem sonhando com a morte de seu pai.

Bom, se eu disser mais alguma coisa sobre esse conto se torna spoiler, mas posso adiantar que, depois dele, você senta e fica pensando bastante sobre o tempo que você passa com aqueles que ama. Também posso adiantar que, depois dele, você vai passar a valorizar muito mais a companhia de seus entes queridos.

junji ito - suave adeus

Dissecação-chan

Aqui, alguns estudantes de medicina estão muito animados com uma aula prática de dissecação de corpos (mortos), que foram doados para estudo, mas dentre eles havia uma pessoa viva, que sonhava em ser dissecada também. A história traz personagens bem construídos e a visão de que o ser humano não possui limites em seus desejos.

junji ito - dissecação-chan

Pássaro Negro

Primeiramente, esteja com o psicológico preparado para essa história. Em Pássaro Negro, um alpinista cai de uma montanha durante a escalada e fica alguns dias sozinho na floresta e com as pernas quebradas.

Desesperado, ele implora por ajuda e de repente é encontrado por uma mulher sinistra, com cabeça humana e corpo de pássaro, que começa a tratá-lo como um filhote.

Sério, não recomendo esse conto antes de dormir

junji ito - pássaro negro

Megami Nanasuke

Aqui temos uma história de uma mangaká e uma fã. Até então, tudo bem, tudo certo, MAS essa mangaká é famosa por, em suas histórias, abordar um tema incomum: tiques nervosos das pessoas.

Um dia, uma super fã recebe a honra de conhecê-la, mas o que era pra ser um encontro dos sonhos, acaba se tornando uma experiência bizarra e horripilante

junji ito Megami Nanasuke

A Mulher que sussurrava

Meu Deus, só de mencionar este título já fico toda arrepiada. Esse conto e Pássaro Negro com certeza são os mais assustadores da coletânea. Nele, um homem rico e viúvo possui uma filha que não consegue fazer ABSOLUTAMENTE NADA sem antes encher alguém de perguntas. Quando eu digo “nada”, é nada MESMO (comer, abrir os olhos, tomar banho…).

Essa garota já teve dezenas de babás, que não aguentaram o trabalho e se demitiram, mas, um dia, uma jovem muito tranquila se oferece para o cargo e acaba suportando mais que todas as outras.

A partir daqui, se eu disser alguma coisa é spoiler, mas cara… É a chave de ouro do mangá. Além de perturbadora, a história tem um traço sensacional e um final de tirar o fôlego.

junji ito - a mulher que sussurrava

Além dessa obra maravilhosa, Junji Ito também é famoso por outras como Uzumaki e Tomie.

Podemos dizer que Uzumaki é uma das mais famosas, com traços maravilhosos e uma história instigante do começo ao fim, e, claro, não recomendada antes de dormir. Nela, Ito traz a história de uma cidade onde todos começam a ter um vício enorme por espirais. Sim, espirais.

Um dia esse vício começa a se tornar uma obsessão, e as pessoas começam a mudar suas casas, roupas e até mesmo corpos para provar sua paixão.

Uzumaki
Página do mangá Uzumaki, uma das obras mais aclamadas de Junji no Ito

Bom, espero que tenham gostado do nosso primeiro – e assustador – encontro HAHAHA. Não esqueçam de dar aquela conferida básica nas obras do mestre Ito, mas sempre se lembre de preparar muito bem o psicológico antes de embarcar nessas histórias.

About Jéssica Albino

Jéssica Albino, 21 anos, escritora do livro Sangue de Baleia pela editora Pendragon, nerd, maior fã de Cavaleiros do Zodíaco que o Brasil respeita, amante de livros, mangás e animes e louca pelo Burguer King

3 thoughts on “Um pouco de terror no mundo dos mangás

Deixe uma resposta