Quem tem medo de bonecas?

Não é de hoje que a literatura e o cinema mostram certo fascínio pelas histórias de terror e suspense envolvendo elementos do universo infantil. Na verdade, tudo que é relacionado a crianças pode ser bastante assustador se colocado fora do contexto. Por exemplo, dar vida a brinquedos e torná-los maus, ou trocar a roupagem de um personagem de lúdico para diabólico, pode dar muito certo no mundo da ficção.

Um bom exemplo dessa inversão bom/mau é It – A Coisa, livro de Stephen King lançado em 1986, que já ganhou diversas adaptações para tv e cinema, além de ser uma das obras mais vendidas do autor até hoje em diversos países. O livro, além de trazer um dos mais amedrontadores personagens de terror, o palhaço Pennywise, mexe com uma fobia que ataca muita gente já crescida.

It – A Coisa, Stephen King

O medo de palhaços, ou Coulrofobia que é o termo usado em psiquiatria, é muito comum em várias idades e pelo mundo todo. Além disso, o visual do assombrador Pennywise, visto pela primeira vez em um telefilme de 1990, ajuda muito na credibilidade de sua concepção maléfica. Depois de It – A Coisa, ninguém encara um palhacinho de circo inofensivo sem sentir um arrepio na espinha.

Outro símbolo infantil bastante explorado no terror são os bonecos. Pediofobia, ou medo de bonecas, já rendeu personagens memoráveis e de causar assombro, tais como Annabelle, a boneca possuída de Invocação do Mal (2013), e que se deu tão bem assustando espectadores que ganhou uma franquia própria, ou Chucky, O (também possuído) Boneco Assassino (1988), com sete filmes lançados até hoje. Inclusive na saga Jogos Mortais há a participação de um boneco de marionete pra lá de sinistro na trama.

Arrematando essa disposição de tocar o terror com brinquedos (não tão) fofinhos, até a cantora islandesa Björk fez aparecer um urso de pelúcia monstruoso em seu videoclipe Human Behaviour, uma animação muito maluca de 1983.

Human Behaviour, Björk.

E para quem gosta dos bonecos aterrorizantes do cinema, a lista segue com O Mestre dos Brinquedos (1989), Gritos Mortais (2007), Pinóquio – O Perverso (1996) e Boneca Assassina (1991). Isso sem contar os clássicos Devil Doll, de 1964, e A Boneca do Diabo, de 1936. E não podemos deixar de fora desta lista o terrificante palhaço do filme Poltergeist, O Fenômeno (1982), responsável por tirar o sono de uma geração inteira de fãs do gênero!

Bonecos malignos.

E aí, faltou algum boneco ou palhaço na lista dos mais assustadores? Depois de ler e assistir essas pérolas do terror, eu pensaria duas vezes antes de dar uma voltinha numa loja de brinquedos.

About Giselle Jacques

Romancista e contista com 12 livros lançados, jornalista, cineasta, mãe da Melissa. Entusiasta das artes, fã de filmes e séries, apaixonada por livros e literatura. Editora e instrutora de escrita criativa, tem um carinho todo especial por ficção fantástica, LGBT e vampiros.

10 thoughts on “Quem tem medo de bonecas?

  1. Olá!
    Adoro filmes assim! Acho engraçado, porque todas as minhas amigas morrem de medo, já eu, fico numa boa. Tenho muita vontade tanto de ler o livro It – A coisa, quanto ver o filme, parecem ser ótimos!

    A postagem está maravilhosa!
    Beijão

  2. Nunca tive medo de bonecas, mais nunca gostei delas também, são estranhas kkkkk e sou muito medrosa, nunca tive coragem de assistir nenhum desses filmes kkkk mais admito que são criativos ner. Ótimo post! Abraços…

  3. Concordo com o que tu disse no primeiro parágrafo, tudo pode ser maquiado e transformado. Não gosto de filmes de terror seja com bonecos ou sem, mas pra tudo tem público. Beijos

  4. Oi Giselle tudo bem? Adoro filmes que exploram esse universo. Quando eu era pequena tinha uma relação de amor e ódio com as minhas bonecas por causa dos filmes do boneco Chuck rs. Mas mesmo assim adoro filmes assim. Aforei o post, bjs !!

  5. Eu não tenho medo de bonecos em si, mas não gosto desses que tem cara de mal rsrs agora, se falando de filmes de bonecos, aí sim morrro de medo kkk sou dessas que se assistir eu não durmo a noite nem de luz acessa kkk

  6. Não assisto tantos filmes de terror envolvendo essa temática, mas preciso porque, mesmo sentindo medo, acho bastante curioso como eles transformam tudo isso em algo maléfico. Eu não tenho medo de bonecas, mas de palhaços fico com o pé atrás hahah <3

Deixe uma resposta