haloween

[NerdList]10 Animações para o Halloween

Oi, pessoal! Não sei vocês, mas eu adoro animações. E, é claro, adoro terror. Então, o que poderia ser melhor que animações que envolvem, de um jeito ou de outro, elementos clássicos desse gênero tão adulto a desenhos para crianças? Alguns são mais leves, outros um tantinho mais assustadores, mas todos são excelente longa-metragens, seja para crianças ou para os mais crescidinhos 😉

A lista a seguir está em ordem cronológica

A Festa do Monstro Maluco (1967)

cartaz - a festa do monstro maluco

Pra começar, que tal um filme que está fazendo 50 anosA Festa do Monstro Maluco foi feito todo em stop-motion, técnica que usa fotos quadro a quadro de bonecos feitos de (por exemplo) massa de modelar para criar o efeito de movimento; muitos dos filmes nessa lista usam essa mesma técnica, aliás. Além da animação, outro ponto interessante desse filme é que faz referência a vários monstros de terror clássicos, como Drácula, A Múmia, O Homem-Invisível, Lobisomem, Dr. Jackyll e Mr. Hyde, já que Doutor Frankenstein decide se aposentar como líder dos monstros e chama todos para seu castelo a fim de decidir quem será seu sucessor. Além desses seres todos, seu sobrinho Felix, um humano cheio de alergias, também é convidado à festa de aposentadoria do bom Doutor… e a ser o líder dos monstros. Não é um filme fácil de achar, mas encontrei completo no YouTube, apesar do som meio ruinzinho, e foi vendido em DVD alguns anos atrás.

O Estranho Mundo de Jack (1993)

cartaz - o estranho mundo de jack

Ao contrário de nós aqui d’A Cripta, Jack Skellington cansou de ser o Rei das Abóboras e dessa história toda de Halloween. Triste e desanimado, Jack passa pelo Portal do Natal e descobre essa outra festividade. Maravilhado, mas sem compreender exatamente o que viu, o Rei das Abóboras volta à Cidade do Halloween e convence todo mundo a sequestrar o pobre Papai Noel e fazer seu próprio Natal. Com personagens e músicas marcantes (ouvi Jack’s Lament milhões de vezes no meu velho mp3!), além de direção de Henry Selick e co-produção de Tim Burton, O Estranho Mundo de Jack é um clássico do Dia das Bruxas!

A Noiva Cadáver (2005)

cartaz - a noiva cadáver

Aqui Tim Burton consegue reunir seus amados Johnny Depp e Helena Bonham Carter para criar uma história sensível, forte e divertida. Victor Van Dort e Victoria Everglot estão prometidos em casamento para juntar o dinheiro dos emergentes Van Dort com o nome e status dos aristocratas Everglot. Victor, nervoso e desajeitado, estraga o ensaio de casamento por não conseguir dizer os votos e, ao ensaiá-los mais tarde na floresta, acaba oficializando sua união com uma noiva cadáver. Levado por ela até o Mundo dos Mortos, Victor tem que dar um jeito de livrar-se de Emily e voltar para sua Victoria.

A Casa Monstro (2006)

cartaz - a casa monstro

Esse filme, que tem Steven Spielberg como produtor executivo, é um dos que mais me assusta, junto com Coraline. Embora não tenha a estética mais bonita (na minha opinião, é claro), a ideia é clássica – uma casa que se volta contra os humanos – e bem estruturada, com um ótimo clima sombrio.
Toda criança com o mínimo de bom-senso evita chegar perto da casa do Sr. Epaminondas, já que o rabugento não devolve os brinquedos que caem no seu quintal e xinga qualquer um que sequer pisar no gramado. Quando a bola de Bocão cai bem no jardim do velho Epaminondas e DJ vai buscá-la, o homem acaba sofrendo um ataque cardíaco ao pegá-lo em flagrante. A casa, então, decide vingar-se e cabe a DJ, Bocão e Jenny (uma bandeirante) impedir que ela saia do controle em pleno Halloween.

Coraline e o Mundo Secreto (2009)

cartaz - coraline

Este filme é bem conhecido, certo? Adaptado de um livro do Neil Gaiman e dirigido por Henry Selick, a história gira em torno de Coraline Jones, uma menina de 11 anos. O filme começa com sua mudança para uma nova casa, onde encontra uma passagem para um mundo paralelo. Lá, se depara com uma versão alternativa de sua família e seus vizinhos, mas tudo parece ser melhor e mais divertido. No entanto, o perigo chega quando seus pais do mundo de lá decidem aprisioná-la neste mundo que não é bem o que parece.

ParaNorman (2012)

cartaz - paranorman

Sem grandes nomes na direção ou produção (pelo menos que eu conheça), ParaNorman foi uma gratíssima surpresa. Como fã de zumbis, essa animação de traço estranho mesmo para um stop-motion me conquistou logo de primeira e virou um dos meus favoritos, tanto pelos mortos-vivos quanto por abordar temas difíceis com delicadeza. Norman Babcock é um menino de 11 anos que consegue falar com os mortos, o que, não supreendentemente, o torna o esquisitão da escola e isolado mesmo dentro da própria família. Tendo como único amigo (vivo) o gorducho (e também vítima de bullying) Neil, a vida de Norman fica ainda mais estranha quando seu tio Prenderghast – o esquisitão-mor da cidade – joga sobre ele a notícia de que a lenda da maldição da bruxa é a mais pura verdade e só Norman será capaz de salvar a cidade.

Hotel Transilvânia (2012)

cartaz - hotel transilvânia

Com uma clara influência do primeiro da lista, Hotel Transilvânia é um dos mais leves dentre os filmes aqui mencionados. Claro, o hotel foi criado pelo Conde Drácula e é frequentado por seus grandes amigos, Frankenstein, Wayne (um lobisomem), Murray (uma múmia) e o Homem-Invisível, além de aranhas gigantes, bruxas, gárgulas… Mas os grandes vilões aqui parecem sermos nós, os humanos; é para fugir de tochas e forcados que os monstros se refugiam no Hotel Transilvânia. Todos menos Mavis. Mavis é a filha do Drácula e tudo que ela mais quer é sair por aí para conhecer o mundo, coisa que seu pai não deixa de jeito nenhum. Durante as celebrações dos 118 anos da vampirinha, uma surpresa promete mudar a vida de todo mundo: Johnny, um humano mochileiro, encontra o caminho para o Hotel e o pior pesadelo de Drácula se torna realidade.

Esse filme, um dos meus favoritos, ganhou continuação em 2015 e é um spoiler gigante do primeiro, então vou me abster de comentar. Mas gosto muito de sequência, embora ela seja ainda mais leve.

Frankweenie (2012)

cartaz - frankweenie

Tim Burton mais uma vez! Com seu traço característico e filmado em preto e branco, Frankweenie conta a história de Victor Frankenstein, que aqui é um menino cujo cachorrinho de estimação morre e decide revivê-lo através da eletricidade. Embora o experimento funcione, Victor não só precisa lidar com seus colegas estranhos querendo usar seu experimento na Feira de Ciências (ou com inveja dele), mas com todo o resto da cidade, que não acredita que o cachorro continua sendo dócil mesmo na pós-morte.

Festa no Céu (2014)

cartaz - festa no céu

Outro filme leve em comparação com alguns desta lista, mas não poderia deixar de citá-lo, já que se passa no Dia dos Mortos, logo em seguida do Dia das Bruxas, e por tratar da morte de maneira tão bela e colorida. E trazer a cultura mexicana ao spotlight também é super legal, né?
Tudo começa com crianças bagunceiras chegando ao museu e sendo entretidas por uma bela guia que lê O Livro da Vida para elas. Ela nos conta sobre duas divindades – La Muerte, linda e bondosa, e Xibalba, trapaceiro e invejoso – que regem, respectivamente, a Terra dos Lembrados (para onde vão aqueles cujos familiares trazem oferendas no Dia dos Mortos e honram sua lembrança) e a Terra dos Esquecidos (para onde vão aqueles de quem ninguém se lembra, obviamente). Xibalba, nada contente com esse arranjo, decide propor uma nova aposta à La Muerte, valendo-se de um triângulo amoroso em formação: se o menino Joaquim, no futuro, casar-se com a bela e rebelde (feminista, eu diria) Maria, Xibalba reinará na Terra dos Lembrados; mas, se Manolo for o escolhido, Xibalba deverá ficar fora dos assuntos dos vivos, onde ele adora se intrometer. Os anos passam e chega a hora de Maria fazer sua escolha, o que resultará na viagem de Manolo pelos Mundos dos Mortos e na salvação (ou não!) de San Angel, sua aldeia.

Papai, eu sou uma zumbi (2015)

cartaz - papá, soy una zombi

Um filme espanhol na lista!! Não está entre meus favoritos, mas acho a história muito bacana e gosto de rever de vez em quando, mesmo que o roteiro deixe um pouquinho a desejar em alguns momentos. Dixie é uma menina gótica que, por não se encaixar, sofre bullying na escola e tem apenas uma amiga. Bem, tinha. Nem mesmo ela parece querer falar com Dixie ultimamente. Seu pai, um dono de funerária e recém-divorciado, tenta animá-la de todo jeito, mas nada parece funcionar. Tudo piora, inclusive, quando vão a um parque de diversões e Dixie acaba sofrendo mais uma vez com as bullies. Correndo no meio da chuva e da mata, a garota sofre um acidente e… bem, acorda como zumbi. No cemitério, descobre que a sua única chance de voltar a ser humana é usar uma pedra mística para abrir um portal que retornará todos os mortos-vivos à suas vidas no momento que as deixaram. Na sua busca por abrir o tal portal, Dixie conta (relutantemente) com a ajuda de Ísis (uma múmia supersticiosa) e Gonner (um pirata zumbi) para fugir de Nebulosa e seus serviçais, que também querem abrir o portal, mas para seus próprios fins.

Concluindo…

Filme assustador é o que não falta por aí, mas boas animações com pitadas de terror são difíceis de encontrar. Quais são os favoritos de vocês? Conhecem mais algum? Não esqueça de deixar sua opinião nos comentários ^^

About Camila Villalba

Nerd, professora, escritora, preparadora textual, tradutora e humana da Shadow e da Snow. Viciada em histórias, livros, séries, filmes, fantasia, terror e zumbis. Fundadora The Nerd Bubble, que tornou-se A Cripta Nerd depois de dois anos de vida.

55 thoughts on “[NerdList]10 Animações para o Halloween

  1. Oi,
    Gostei do post dos que citou acho que só no vi o primeiro, aquele Festa no ceú e Papai sou Zumbi, mas com certeza meu preferido ainda é o Estranho Mundo de Jack. rs
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    1. Oi! “O Estranho Mundo de Jack” é impossível de não gostar mesmo! Espero que assista os outros e volte pra contar o que achou!

      Obrigada pelo comentário e volte sempre!

      Bjs da Cami

  2. Oiii Camila

    Adoro A Noiva Cadáver e Coraline, aliás é uma delicia assistir essas animaçoes com tom de halloween, me lembra quando eu era criança e assistia Betlejuice (o filme com a Winona) nas sessoes da tarde…haha, eita saudade. Quero assistir O estranho mundo de Jack vamos ver quando surge tempo.

    Beijos

    1. Bah, “Os Fantasmas se Divertem” me assustou por muito tempo, mas eu adorava huhauahuahauh
      Veja mesmo e venha contar o que achou!

      Obrigada pelo comentário e volte sempre!

      Bjs da Cami

  3. Eu particularmente adoro Tim Burton, assisti todas as animações mais de uma vez! Apesar de gostar de todas as animações dele, ainda acho que “O estranho mundo de jack” é o mais memorável.
    Dessa lista assisti quase todos, e os que ainda não vi fiquei curiosa e certamente vou procurar pra preencher o final de semana de terror hehe!
    Obrigada pelas dicas!!!

  4. Olá, tudo bem? Nossa, animações de “terror” são sempre muito bacanas, pelo menos as que já assisti, hehe. Adorei tuas dicas, alguns já conhecia, mas outros fiquei conhecendo agora. Vou assistir, com certeza!!!

  5. Ah, ná época que saiu a Noiva Cadáver eu era apaixonada, queria até fazer tatoo e tudo… kkk ainda bem q não rolou… adorei as suas dicas.

  6. Olá, dessas animaçoes eu só assistir hotel Transilvânia, esse é o único post que eu assistiria aos filmes. E vou com certeza assistir essas animações

  7. Gente! Quantos filmes bacanas! Coraline é o meu preferido. E você disse bem, assusta mesmo! srsr Mas tem outros que não assisti ainda e que já coloquei aqui na lista de desejados porque curti bastante a descrição que você trouxe! =D

    Simbora preparar as pipocas! =D
    Até breve!

  8. Amei o post. Também adoro os dois géneros de filmes e ligando as duas temáticas o resultado só podia ser óptimo. Vou aceitar a sua dica e nesse Halloween vou assistir os que ainda nao conheço. Obrigada

  9. Olá Camila,
    Quem diz que não curte animação está mentindo. É impossível não amar rs.
    Conheço a maioria das que você citou, mas minha preferida é, de longe, A Noiva Cadáver.
    Também gosto muito de O estranho muito de Jack e vou tentar assistir Coraline, pois não me lembro de ter visto.
    Beijos

  10. Otimas indicações!!! Noiva cadáver é um filme que eu assitir muitooooo e achava tao engracadinho kkk apesar de MESMO assim confesso q tinha um medinho kkk
    Parabéns pelo post.

  11. Uau, só animação incrível! A Noiva Cadáver e Coraline são as minhas preferidas, as histórias são realmente interessantes e confesso que a primeira vez que assisti fiquei com um pouco de medo haha. Adorei a sua lista, me deu até uma nostalgia haha, bjss!

  12. Olá, tudo bem? Ah ver essa lista me deu uma saudade enorme. A maioria já assisti, e os que mais adoro é Coraline, Estranho Mundo de Jack, A Noiva Cadáver, Hotel Transilvânia, vou acabar citado tudo HAHAHAHA São animações lindas e que com certeza nesta época dá vontade de rever. Amei mesmo <3
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    1. Concordo com teu marido! A maioria dessas animações dá um baile em muito blockbuster!
      Fico feliz que tenha gostado da lista ^^

      Obrigada pelo comentário e volte sempre!
      Bjs da Cami :3

  13. Amoooo animações! Assisti quase todos desses e amo a maioria. Hahaha Essa é a única forma de eu assistir algum tipo de “terror”, já que sou muuuito medrosa. Só se for animação mesmo… E ainda assim esses conseguem me assustar. Kkk
    Papai, eu sou uma zumbi, Noiva Cadáver e Coralina são exemplos. Apesar de gostar, tenho um medinho. A casa monstro hoje não me assusta mais, mas antigamente eu morria de medo, acredita? Kkkkj
    Hotel Transilvânia é divertidíssimo, amooo.
    Amei o post!

    1. Que bom que gostoooou!!
      “A Casa Monstro” ainda me assusta um pouco huahauhauahuahau Nada que me impeça de ver de novo, mas dá um medinho. Coraline também, mas adoro muito o roteiro <3
      "Hotel Transilvânia" é muito amorzinho!! <3

      Obrigada pelo comentário e volte sempre!
      Bjs da Cami :3

  14. Já vi 100% dessa lista hahahaha,isso que dá amar o terror gótico e fofo. Mas tenho que recomendar fortemente Coraline <3 uau, como eu amo coraline e sua história gótica trevosa maravilhosa!
    Adorei a lista e vai ajudar muitas pessoas que n]ao sabem por onde começar!

    1. Que bom que gostou! Fiz a lista pensando justamente nisso <3
      "Coraline" é lindo! Não tem como amar! Não assisto logo antes de dormir, mas adoro rever huahauhauhau
      Terror gótico e fofo é com A Cripta mesmo 😀

      Obrigada pelo comentário e volte sempre!
      Bjs da Cami :3

    1. Animações são muito amorzinho <3 "A Noiva Cadáver" está, certamente, entre os que mais vi nos últimos anos! Adoro o roteiro e o Mundo dos Mortos <3 <3

      Obrigada pelo comentário e volte sempre!
      Bjs da Cami :3

    1. Ebaaa! “Hotel Transilvânia” está no meu TOP de animações também <3 É fofo demais, mesmo que vampiros tenham filhos - não supero isso em livros, mas aceitei na animação ^^

      Obrigada pelo comentário e volte sempre!
      Bjs da Cami :3

  15. Olá…adorei a dica.
    Já assisti a maioria das animações citadas.
    Confesso não curtir muito ‘A Casa Mostro’ e ‘Hotel Transilvânia’ (achei sem graça). Agora ‘Estranho Mundo de Jack’, ‘A Noiva Cadáver’ e ‘Coraline’ estão entre os meus preferidos do gênero.

    Abraços

    1. Oi! “A Casa Monstro” não está entre meus favoritos também, mas tenho muito carinho pelo “Hotel Transilvânia”, mesmo que seja muito mais comercial que “de terror”. Do Tim, acho que meu favorito é “A Noiva Cadáver” – pelo menos foi o que eu mais vi hauahauahau
      Obrigada pelo comentário e volte sempre!
      Bjs da Cami :3

    1. Eba, que bom que tu gostou!
      Também sou louca por animações e já estou chegando nos 30, então fique à vontade huahauahuahua
      “Hotel Transilvânia” é beeeem levinho, mas eu adorei. Dá pra encontrar várias referências a outros filmes de terror, então acho que vale a pena. E o 2 é bem fofinho, cheio de mensagens bonitas pra criançada (mesmo com os monstros ^^).
      Obrigada pelo comentário e volte sempre!
      Bjs da Cami :3

  16. Algumas animações, já conhecia, é sempre válido rever, pois são maravilhosas, inteligentes. fiquei bastante curiosa com Papai, eu sou uma zumbi

    1. Eu revejo essas direto, especialmente ParaNorman <3
      "Papai, eu sou uma zumbi" não é perfeito, como eu disse ali, mas é muito bacana. Acho sempre válido sair um pouco dos filmes estado-unidenses 🙂
      Obrigada pelo comentário e volte sempre!
      Bjs da Cami :3

  17. Eu só não assisti a dois filmes.
    Há alguns anos minha filha foi vestida de Noiva Cadáver para escola no carnaval e ela ama de paixão por filme Festa no Céu.
    Eu gosto muito de Paranornam.
    De uma sensibilidade única.
    Parabéns pela lista .

    1. Oi!
      “A Noiva Cadáver” é um dos meus queridinhos também!
      Se assistir os outros, venha me dizer o que achou!

      Obrigada pelo comentário e volte sempre!

      Beijos da Cami

  18. Ahhh eu amo a Noiva Cadáver! <3 Antigamente eu assistia toda vez que passava, rs. Algumas outras animações que você citou eu conheço por nome, como Coraline e O Estranho Mundo de Jack, mas o restante não conhecia.
    Beijos!

    1. Oi! Também vi “A Noiva Cadáver” umas centenas de vezes huahauhau
      Se assistir as outras, venha contar o que achou!

      Obrigada pelo comentário e volte sempre!

      Bjs da Cami

  19. Do primeiro filme eu nunca tinha ouvido falar, mas vou ter que conferir. Conheço todos os outros, meus preferidos são A casa monstro e O estranho mundo de Jack. Coraline li o livro, fiquei assustada e sem coragem de ver o filme. Rs…

Deixe uma resposta